Laboratório Fantasma

10 anos

2009 era o ano. Depois de voltar de uma temporada de dois anos sendo motoboy de uma pequena gráfica no centro de Londres, cheguei em São Paulo com muita história pra contar, um pré amplificador e um microfone valvulado.

Dois meses mais tarde, recebo uma ligação de um amigo, meu ex-estagiário, perguntando se toparia gravar as vozes e ajudar a produzir sua primeira mixtape… “Claro!”, respondi sem pensar muito.
Mas logo me dei conta que não tinha a estrutura mínima pra fazer: “Olha, tem um fone pra nós dois e um cobertor que pode servir pra tratar o som do meu quarto”.
Pra minha surpresa ele topou… Acho que mais pelo pré amplificador mesmo. Depois de muito trabalho e alguns meses de brigas com alguns taxistas, que não estavam acostumados a ter negros como passageiros, finalmente o disco ficou pronto.

“Legal, mas e agora, o que vocês vão fazer com isso?” E eles: “já compramos uma máquina que copia CD, vamos fazer 1000 na mão e vender a dois reais”.
“Dois??”
“Sim, vamos quebrar a pirataria que vende por cinco”.

Ali, na minha frente, vi um milagre acontecer e uma empresa surgir. Os meses seguintes foram viajando pelo país fazendo shows e me dividindo entre técnico de som e vendedor de CD e camiseta. Uma escola de vida que dinheiro nenhum poderia pagar.

Hoje, 10 anos depois, ainda é difícil acreditar em tudo que vi e vivi junto com esses caras.
Como o próprio Emicida (aquele ex-estagiário) diz: “Essa é uma história sobre sonhos, esforço e fé”.

#Lab10Anos
Filipe “Tixaman” Derado (Sócio e produtor da Audioink)